
As lutas continuam para as montadoras globais na China. Depois de interromper a produção, Volkswagen anunciou que fechará uma planta na China. E isso não é tudo, outro OEM está pedindo falência por meio de sua joint venture.
Volkswagen está fechando uma fábrica na China ainda este ano
Embora possa não parecer significativo, a China é, se não a mais importante, os mercados da Volkswagen, representando cerca de 30% de suas entregas.
A Volkswagen já interrompeu a produção em sua fábrica em Nanjing e planeja fechá -la oficialmente ainda este ano.
A instalação de Nanjing foi aberta pela joint venture da VW, Saic Volkswagen, em 2008. É a quarta fábrica de automóveis da marca alemã na China, produzindo veículos populares movidos a gás como o Passat e Skoda Soberb. Embora possa construir mais de 360.000 veículos por ano, a produção está atrasada em meio a vendas mais lentas.
Um porta -voz da Volkswagen confirmou (via Reuters) que “a fábrica da SVW Nanjing terminou a produção” e fechará suas portas na segunda metade do ano.
O porta -voz acrescentou que “muitos locais da SAIC Volkswagen estão sendo convertidos atualmente ou já foram convertidos para a produção de veículos elétricos”. A VW moverá a produção de seu principal passat para uma fábrica próxima na mesma província oriental (Jiangsu).

No primeiro semestre de 2025, a SAIC Volkswagen vendeu 523.000 veículos, um aumento de 2,3% em comparação com o ano passado. Novos carros elétricos, incluindo o ID.4x Smart Edition, o 2025 ID.3 Smart Edition e o ID.3 GTX, estão sendo lançados.
Ainda este ano, a SAIC VW lançará o Audi E5 Sportbacko primeiro EV baseado em sua nova plataforma digitalizada avançada, oferecendo até 770 km (478 milhas) CLTC Range.

Apesar da mudança do mercado para os veículos elétricos, a marca disse que continuará promovendo “petróleo e eletricidade” juntos. Ele continuará a produzir carros a gás, como Passat, Lavida, Tiguan e T-Roc.
A empresa disse que 2026 será o “ano do produto” para novos veículos de energia (NEV) e veículos inteligentes. Até 2030, a SAIC Volkswagen planeja lançar mais de 20 novos veículos, incluindo VEs, veículos elétricos de alcance prolongado (EREVs) e híbridos plug-in (PHEVs).

Embora o fechamento da planta da Volkswagen seja um golpe, outra montadora global pode estar em uma posição pior na China. A fabricante de Jeep Stellantis está pedindo falência por meio de sua joint venture com o GAC Group, GAC-FAC.
Stellantis e GAC anunciaram planos de encerrar a joint venture em julho de 2022. Desde outubro do mesmo ano, todos os veículos da marca Jeep vendidos na China têm sido importantes.
Electrek’s Take
Enquanto as montadoras globais continuam ficando para trás, os principais fabricantes de EV da China, como a BYD, estão ganhando participação de mercado. Byd liderou a Volkswagen para se tornar a marca de carros mais vendida na China em 2023. Desde então, a gigante da EV chinesa aumentou sua liderança.
Depois de vender mais de 382.500 veículos apenas em junho, as vendas da BYD para o ano agora superaram 2,1 milhões, representando um aumento de 33% em comparação com a primeira metade de 2024.
E Byd não é o único. Xpeng, Nio, Xiaomi e muitos outros estão lançando veículos elétricos mais avançados e mais avançados, espremndo OEMs globais fora do mercado. Agora, eles estão se expandindo no exterior. As marcas legadas podem acompanhar? Com os modelos de próxima geração chegando em breve, as coisas podem ficar interessantes.
Fonte: NikkeiAssim, Carnewschina
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