
Imagem: Renault
O mercado global de EV ainda está cobrando com antecedência. De acordo com novos números da empresa de pesquisa global Rho Motion, 9,1 milhões de VEs foram vendidos em todo o mundo no primeiro semestre de 2025, um aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas nem todas as regiões estão se acelerando no mesmo ritmo.

China e Europa estão fazendo o levantamento pesado
Mais da metade dos EVs do mundo este ano foram comprados na China. Esse mercado atingiu 5,5 milhões de vendas nos primeiros seis meses de 2025-um salto de 32% em relação ao ano anterior. Cerca de metade dos carros novos comprados na China agora são elétricos.
Enquanto alguns subsídios de algumas cidades chineses secaram, Rho Motion espera que o momento recupere no final do ano, à medida que mais financiamento é lançado.
Na Europa, 2 milhões de VEs foram vendidos na primeira metade do ano, um aumento de 26%. As vendas de veículos elétricos de bateria (BEV) também aumentaram 26%, graças em parte a modelos acessíveis como o Renault 4 (foto) e 5 entrando no mercado. Os híbridos plug-in (PHEVs) não ficaram muito atrás, crescendo 27% no ano. As montadoras chinesas estão se inclinando para os PHEVs como uma maneira de contornar as novas tarifas da UE no BEVS.
A Espanha está liderando o pacote com vendas de veículos elétricos que subem 85% até agora este ano. Seu generoso programa de incentivos para movimentos III foi estendido em abril e manteve as vendas fortes. O Reino Unido e a Alemanha também estão vendo um crescimento sólido – 32% e 40%, respectivamente. A France, no entanto, está caindo. Com os subsídios cortados, as vendas de EV caíram 13%.
A América do Norte está presa na pista lenta
As coisas não parecem tão brilhantes na América do Norte. As vendas de EV nos EUA, Canadá e México aumentaram apenas 3% até agora este ano.
O México é o único ponto positivo, com um impulso de 20%. Os EUA aumentaram 6%. Mas o Canadá caiu 23%.
E as coisas podem ficar mais esguichadas. Em 4 de julho, Trump assinou o grande projeto de lei do Congresso, que transa com todos os créditos tributários da Lei de Redução da Inflação. Esses créditos do consumidor para os VEs agora terminam oficialmente em 30 de setembro.
Pouco mais da metade dos VEs vendidos nos EUA este ano se qualificou para esses créditos. Rho Motion prevê uma corrida no terceiro trimestre antes que os subsídios desapareçam – e um declínio nas vendas depois disso.
O gerente de dados de Rho Motion, Charles Lester, disse: “Com os mais recentes cortes de Trump em sua grande conta de ‘Big Beautiful’, os EUA poderiam lutar para ver qualquer crescimento no mercado de EV em 2025”.
Snapshot global de vendas de EV, H1 2025 vs H1 2024
- Global: 9,1 milhões (+28%)
- China: 5,5 milhões (+32%)
- Europa: 2,0 milhões (+26%)
- América do Norte: 0,9 milhão (+3%)
- Resto do mundo: 0,7 milhão (+40%)
Leia mais: A China quebra recordes quando as vendas globais de EV atingiram 7,2 milhões em 2025

O crédito tributário solar federal de 30% está terminando este ano. Se você já pensou em ir solar, agora é a hora de agir. Para garantir que você encontre um instalador solar confiável e confiável perto de você que ofereça preços competitivos, consulte Energysageum serviço gratuito que facilita a energia solar. Possui centenas de instaladores solares pré-vetados competindo pelo seu negócio, garantindo que você obtenha soluções de alta qualidade e economize 20 a 30% em comparação com isso sozinho. Além disso, é gratuito para usar e você não receberá chamadas de vendas até selecionar um instalador e compartilhar seu número de telefone com eles.
Suas citações solares personalizadas são fáceis de comparar on -line e você terá acesso a consultores de energia imparcial para ajudá -lo a cada passo do caminho. Comece aqui.
FTC: Utilizamos links de afiliados de automóveis. Mais.