
Elon Musk afirma que a Tesla Robotaxi está chegando à Califórnia nos próximos 2 meses, pendente de aprovação regulatória, mas ninguém além de acionistas da Tesla parece acreditar nele.
Tesla tem movido a meta para dirigir autônomo há anos. Afastando-se de sua promessa de autônomo não supervisionado em todos os veículos de consumo construídos desde 2016, para agora um serviço de robotaxi em uma área geográfica operada por uma frota interna e atualmente com supervisores no carro.
Apesar da mudança de gol, os acionistas da Tesla estão se apegando à esperança de que a montadora possa escalar mais rápido que a Waymo, que tem uma liderança significativa com operações em várias cidades e sem supervisores dentro dos veículos.
O CEO Elon Musk disse que a Tesla expandirá sua área de serviço Robotaxi em Austin, pois atualmente cobre apenas o sul de Austin.
O CEO também disse que a Tesla levará Robotaxi para a Bay Area na Califórnia com “um mês ou dois” e que a empresa está apenas esperando “aprovações regulatórias”:

Esta notícia fez com que as ações de Tesla subiram ontem, mas parece que apenas os acionistas acreditavam no CEO.
As chances de Tesla trazer seu robotaxi para a Califórnia em Mercado de Previsão do Polymarket caiu para apenas 18,5% após os comentários de Musk:

As probabilidades estavam em mais de 30% no final de junho, antes de Musk comentar em 9 de julho.
As chances refletem o fato de que Musk está mentindo, que o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia confirmou em um email para a Reuters.
Tesla obtida Uma licença de carona na Califórnia no início deste ano, Mas não é para veículos autônomos. A montadora exigiria mais três licenças para lançar o mesmo serviço lançado em Austin.
O CA DMV disse que a Tesla ainda não solicitou essas licenças na quinta -feira, 10 de julho:
“Até o momento, a Tesla não se candidatou a uma permissão de teste ou implantação sem motorista.”
Se a Tesla nem sequer solicitou as licenças, isso significaria que o gargalo não é aprovação regulatória, como afirmou Musk.
A Califórnia exige várias licenças para operar um serviço de carona autônomo em diferentes testes e fases comerciais. Eles também exigem que as empresas desenvolvessem sistemas de direção autônomos para liberar seus dados de desengajamento, algo que a Tesla evitou como a praga há anos.
Electrek’s Take
Isso mostra que apenas os acionistas da Tesla acreditam em Musk neste momento. Com uma classificação de favorabilidade de apenas 21%, ele não gosta da maioria, e as pessoas são compreensivelmente céticas sobre o que ele diz.
Para ser justo, os mercados de previsão também costumam adicionar requisitos como o Robotaxi disponível ao público em geral e não ter supervisores, o que desqualifica o que a Tesla atualmente oferece em Austin.
Em algum momento, a realidade terá que se estabelecer e os acionistas perceberão que a Tesla tem os mesmos gargalos em escalar Robotaxi do que a Waymo faz por seu próprio serviço – menos talvez o fato de que Waymo seja mais cuidadoso com a segurança.
FTC: Utilizamos links de afiliados de automóveis. Mais.