
O pioneiro do Smart-Scooter de Taiwan, Gogoro, está dando um passo em um território mais acessível com seu modelo mais novo, o Ezzy. A empresa espera alavancar sua liderança enorme na tecnologia de troca de baterias, além de levar suas scooters inteligentes para um público mais amplo, reduzindo seu preço.
Projetado como um passeio sem frescuras e amigáveis ao orçamento que não economiza em conveniências modernas, Ezzy custa em torno de NT $ 59.980 (cerca de US $ 2.000). Depois de adicionar os subsídios do governo de seu Taiwan nativo, esse preço cai abaixo de NT $ 30.000 (cerca de US $ 1.000). Para o Gogoro, este é o SmartScooter destilado ao seu núcleo essencial: prático, conectado e pronto para a vida cotidiana.
O Ezzy parece que está tentando aproveitar o sucesso de Gogoro com seu 2024 JEGO Lançamentoa forragem anterior da empresa em scooters elétricas de menor custo. O Jego foi um grande sucesso e acabou resultando em cerca de 40% das vendas da empresa. Agora, o Ezzy parece manter as boas vibrações rolando em um pacote elegante, compacto e intuitivo.
A scooter possui um corpo minimalista e arredondado com um painel frontal durável e controles diretos. A praticidade é o princípio orientador: um assento de 68 cm (27 polegadas) de comprimento, um compartimento espaçoso e um compartimento de armazenamento sub-assento de 28 litros (28 litros), que a empresa diz ser grande o suficiente para dois capacetes-se eles são um capacete de 3/4 e meio. Coloque tudo junto, e os recursos parecem que eles devem tornar o Ezzy ideal para recados urbanos ou passeios de fim de semana. Adicione um porta-copos embutido e apoios para os pés desbotados, e você terá uma scooter projetada para se encaixar perfeitamente nas rotinas cotidianas com um ou dois pilotos a bordo.

O design é fofo, mas está sob os painéis onde o Gogoro geralmente tenta se destacar. Ezzy é alimentado por um novo motor de cubo capaz de velocidades de até 68 km/h (42 mph), alto o suficiente para o tráfego da cidade, mantendo a manutenção baixa. A última vez Eu estava andando por aí em Taipeiessas velocidades pareciam muito nas ruas congestionadas.
E embora as scooters de Gogoro tenham sido impressionantes, a parte mais importante das ofertas da empresa não é nem seus passeios, é assim que eles são alimentados. Ezzy se integra diretamente à famosa rede de troca de baterias do Gogoro, que inclui milhares de estações de troca em torno de Taiwan.
Os pilotos podem pular o tempo de inatividade de carregamento trocando pacotes esgotados nos quiosques de gostação, que veem regularmente centenas de milhares de swaps de bateria todos os dias.


Electrek’s Take
Em termos de desempenho, Ezzy atinge um equilíbrio. Ele não é construído para demônios de velocidade, mas provavelmente não atingirá o trânsito. Não está transbordando de gadgets, mas inclui recursos atenciosos que matem-porta-copos, apoios de pés flip-out e espaço para dois capacetes. Em cerca de US $ 2.000 no varejo antes dos subsídios, ele tem como objetivo claramente ampliar o acesso a duas rodas inteligentes em cidades densas. E como as scooters de mecanismo de combustão ainda dominam as cidades na maioria dos países, tornar as alternativas elétricas mais acessíveis é uma parte essencial do deslocamento dos poluidores pesados.
Parece menos um lançamento normal e mais como um pivô estratégico para o Gogoro. Enquanto os smartscooters premium da empresa-como o pulso inspirado em carros esportivos ou o Supersport de alto desempenho-são impressionantes, eles também são gastos e nicho. Ezzy, por outro lado, parece o que Gogoro pode querer que todas as cidades superpovoadas por carros adotem: uma scooter elétrica elegante, confortável e econômica que é acessível às massas.
Ainda é o início dos dias e o Gogoro não confirmou a disponibilidade além de Taiwan, mas o entusiasmo por scooters elétricas acessíveis e de bateria swappable está crescendo. Se Ezzy encontrar um sucesso moderado em seu mercado inicial, poderá abrir caminho para a Gogoro expandir seu ecossistema inteligente mais profundamente para os centros urbanos em todo o mundo.
Em suma, Ezzy pode não ser uma máquina de desempenho que atravessa a manchete, mas esse é exatamente o ponto. Às vezes, o progresso não acontece com fogos de artifício, mas com movimentos inteligentes e atenciosos que tornam a mobilidade elétrica mais possível para todos. E isso é uma evolução que vale a pena andar junto.
FTC: Utilizamos links de afiliados de automóveis. Mais.